quarta-feira, 23 de novembro de 2022


 

No passado dia 15 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Língua Gestual portuguesa. Este ano assinalaram-se os 25 anos deste marco importante para a comunidade surda, o reconhecimento desta língua como expressão e instrumento de acesso à educação, tal como podemos verificar através da Constituição da república Portuguesa. 

Alínea h) do n. º2 do artigo 74º da “na realização da política de ensino incumbe ao Estado (…) proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”.

Enquanto professor surdo, todos os anos assinalo este dia com os meus alunos. Considero-o um marco importante para a comunidade surda e tenho como objetivo que os meus alunos recordem sempre a importância deste dia e valorizem a língua gestual e sensibilizem outras pessoas para a língua.

Este ano, fizemos uma atividade de sensibilização às turmas de referência dos alunos surdos, na qual aprenderam alguns gestos e tiraram dúvidas relativamente às pessoas surdas e à vida das mesmas. Para além disso, fizemos o habitual cartaz para colocar na entrada da escola, de modo a que toda a comunidade educativa tivesse conhecimento do dia.

A Língua Gestual Portuguesa é a expressão da comunidade surda e é através desta dança de mãos que muitas pessoas recebem informação e conhecimento. Desta forma, é importante a cada ano, assinalar esta conquista para a educação dos alunos surdos.

Deixo-vos alguns momentos da nossa atividade, que transformámos em vídeo, porque uma imagem vale mais do que mil palavras.



Professor de LGP: André Maia
Alunos: Lucas, Miguel, Nuno e Teresa

Intérpretes de LGP:
 Cláudia Pedreira, Carolina Fernandes e Miguel Alves



Sem comentários: