terça-feira, 6 de dezembro de 2022




Na aula de Geologia, fizemos uma aula de campo, para observarmos algumas questões aprendidas em contexto de sala de aula,  realizando assim uma observação mesoscópica.

Perto da nossa escola, existe um afloramento, no qual verificámos, in loco, as questões que aprendemos no nosso livro, nomeadamente vimos as diaclases, que são fraturas causadas por alívio e pressão e caraterísticas do granito.



Com a visita a este afloramento, conseguimos compreender o processo de formação das rochas sedimentares e ver como os agentes geodinâmicos estão sempre a atuar nas rochas e como estas sofrem constantemente alterações.

 

Posteriormente, realizamos uma observação macroscópica, esta observação é assim denominada pois analisamos as rochas nas nossas mãos, pudemos tocar e verificar cada constituinte recorrendo à lupa.









Para além disso, verificamos na nossa escola a presença de alguns tipos de rocha e fósseis, tal como podem ver nas imagens que se seguem. 






A paisagem exterior da nossa escola também possui muitas das características que aprendemos com o nosso livro e, por isso, esta visita ao exterior foi muito rica em conhecimentos e adquirimos noções teóricas de forma prática.



Professora Adelaide Teixeira

Intérprete Cláudia Pereira 

Alunos Nuno Rainho e Teresa Marques





Sem comentários: