quarta-feira, 18 de janeiro de 2023


Na aula de biologia, realizámos uma atividade com o objetivo de testar a forma como alguns agentes poluentes afetam o equilíbrio dos ecossistemas. Esta atividade foi adaptada  e feita para compreendermos o que aconteceria no final da mesma.





Colocámos  goblés com a mesma quantidade de água engarrafada, os quais foram assinalados com as letras A, B e C. Na experiência original são aquários e estão expostos à luz natural, com água até ⅔ do seu volume máximo), nos quais se acrescentam gotas de ácido sulfúrico aos aquários B e C até o seu pH atingir 6, 3 respetivamente.




Reproduzimos a experiência nos nossos gobelés e, posteriormente, em vez de adicionarmos algas, adicionamos folhas aos três gobelés. Posteriormente, observamos o que acontecia em cada um dos gobelés, à excepção do "gobelé A” que era o nosso gobelé de controlo.





Verificámos que a variável independente do estudo é o PH da água, o controlo inicial desta experiência implicou a avaliação inicial da integridade celular das folhas utilizadas. 


        Esta avaliação  possibilitou-nos verificar a integração direta entre  biosfera e hidrosfera, verificando assim a sua interdependência. Sendo então possível prever que, no aquário de controle as folhas mantêm-se intactas, dada a não acidificação da água.

Nos aquários B e C verificamos alterações na integridade celular, sendo superior em C.




Professora Adelaide Teixeira

Intérprete Cláudia Pereira 

Alunos Nuno Rainho e Teresa Marques



Sem comentários: