quinta-feira, 14 de março de 2019


Há 28 anos, a 22 de janeiro de 1991, um grupo de Intérpretes fundou a primeira associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em Portugal. Desde então a profissão tem ganho cada vez mais destaque na sociedade devido à sua importância no acesso à informação pela pessoa surda.
O Agrupamento de Escolas do Bonfim conta, atualmente, com 4 intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP) que, diariamente, traduzem as aulas dos alunos surdos do distrito e permitem o seu crescimento pessoal e intelectual.
Para assinalar a data e como Projeto Interdisciplinar no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), a professora de Espanhol, Ana Duarte, a professora de LGP, Adriana Monteiro e as intérpretes prepararam ao longo do mês de janeiro a interpretação da música espanhola Madre Tierra, do cantor Chayanne, ensinando aos alunos do 7.ºB como “se canta” em Língua Gestual Portuguesa.
No decurso do referido mês, durante as aulas de Espanhol, os alunos do 7ºB e o aluno Miguel Lopes, do 7ºF, que integra a turma dos colegas nas disciplinas de educação física, TIC, Cidadania e educação visual, prepararam-se para surpreender a Comunidade Escolar com um flash mob na sala de convívio da Escola Mouzinho da Silveira, no dia 22 de janeiro. O flash mob foi protagonizado pelos alunos das duas turmas (7ºB-F) , pelas intérpretes de LGP e pela professora Adriana Monteiro.
A atividade insere-se no Projeto “Escola Feliz” no âmbito dos DAC, das turmas de 7º ano. Este Projeto tem por base os Princípios, a Visão e os Valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e conta já com algumas atividades desenvolvidas e outras em desenvolvimento.
Todos os alunos demonstraram sempre muito interesse em aprender gestos e em poder comunicar com o Miguel. Este ano, inclusive, alguns deles participam no “Desafio Gestual”, desenvolvido durante as aulas de TIC com a professora Laura Chagas, onde aprendem alguns gestos.
Numa época em que a palavra inclusão é tão usual, torna-se preponderante dar voz aos alunos que denotam vontade em aprender Língua Gestual e comunicar com os pares surdos, fazendo com que estes se sintam efetivamente incluídos e integrados numa escola
acessível e inclusiva.

Ana Duarte, Adriana Campos, Cláudia Pedreira, Dina Coelho, Natália Roriz



4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns.
Excelente trabalho!
Um beijinho muito grande cheio de saudades de todos😘

Unknown disse...

Ah, faltou assinar!
Séfora😘😘

Unknown disse...

Adorei excelente trabalho beijinhos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.