terça-feira, 16 de maio de 2017


      No dia 27 de Abril eu e os meus amigos Surdos tivemos uma visita especial na nossa escola (Mouzinho da Silveira). 
O Professor André organizou uma atividade para nós, o II Encontro com Adultos Surdos. Os pais da intérprete Dina vieram a Portalegre, eles são surdos e vieram contar-nos a história deles. Os dois frequentaram escolas de surdos e antigamente era bastante diferente. 
O professor André também nos preparou uma surpresa, um momento de magia realizado por um aluno da nossa escola. E nas aulas, tínhamos preparado um teatro que apresentamos aos nossos colegas e professores. 
O teatro era sobre uma "paragem de autocarro": o João e a Irene eram ouvintes e já eram velhotes, a Márcia e a Diana eram surdas e muito amigas, o Elói era um senhor e o Miguel era o condutor do autocarro.
 No intervalo  festejámos o aniversário da  Professora Carla Louro, e comemos bolo que ela trouxe. 
Almoçamos pizza todos juntos e à tarde os pais da Dina ensinaram nos alguns gestos antigos, para vermos a diferença da língua. Nós fazíamos os mesmos gestos que eles, e percebemos que a educação antigamente era mesmo muito diferente.
De seguida fizemos um jogo em grupo, o objetivo deste era descobrir um objeto que estava escondido, quem encontrasse o objetivo recebia-o como prémio. 
 Quem ganhou fui eu, depois foi o Elói e o último foi o João.
 Mais para o final da tarde comemos bolo com letras a dizer LGP que  foi a Professora Ângela que fez. 
Eu achei importante conhecermos outros surdos, convivermos com eles e perceber como era antigamente a vida das pessoas surdas.  Assim, aprendemos mais coisas para a nossa vida. 
Eu adorei este dia e espero que esta atividade se repita.
                                                                                                                                                    Catarina Nunes, 9ºF 

http://www.remax.pt/portalegre  

Sem comentários: