Esta é a segunda sessão
de uma sequência de três, que têm como objetivos: sensibilizar e despertar o
gosto dos alunos ouvintes pela aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa.
História dos Três Ursos
Segundo Cavalcanti (2009), a leitura e o conto de histórias conduz a criança para um passado misterioso e incita-a para o futuro onde se pode viajar pelas galáxias, ou seja, viajar até onde a sua imaginação a levar.
Segundo
Oliveira (2009), o ouvir contar histórias treina a criança para a sua relação
com o mundo e faz desenvolver o hábito da leitura; hábito que permite a
construção de conhecimentos de forma autónoma.
Assim,
no dia 18 de março fomos à sala de aulas dos alunos do 1º A da Escola da
Praceta para lhes contar a história dos Três Ursos.
Todos os alunos da turma
conheciam a história, mas mesmo assim mantiveram-se presos às mãos da
professora de Língua Gestual que lhes contava a história em LGP, bem como à voz
que se situava por detrás deles para lhes traduzir o significado dos gestos.
Os
alunos responderam também com entusiasmo às perguntas que a professora de Língua
Gestual lhes colocou e quando a história chegou ao fim todos os alunos bateram
palmas em Língua Gestual.
Para
finalizar a atividade, os alunos do 1º A resolveram os exercícios da ficha que
lhes foi apresentada.
Quando,
por fim, a atividade terminou, os alunos do 1º A quiseram aprender alguns
gestos da história com os seus colegas surdos da turma EBAS de 1º ciclo.
Alunos surdos do 1º
Ciclo
Alunos ouvintes da
turma A do 1º ano
Professora de Língua
Gestual Portuguesa:
Sandra Santos
Professora Titular da
Turma de Alunos Surdos do 1º Ciclo: Maria Leonor Parra
Professora Titular do 1ºA da Escola da Praceta:
Maria da Conceição Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário