quinta-feira, 7 de maio de 2015


Esta é a segunda sessão de uma sequência de três, que têm como objetivos: sensibilizar e despertar o gosto dos alunos ouvintes pela aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa.


História dos Três Ursos

Segundo Cavalcanti (2009), a leitura e o conto de histórias conduz a criança para um passado misterioso e incita-a para o futuro onde se pode viajar pelas galáxias, ou seja, viajar até onde a sua imaginação a levar.

Segundo Oliveira (2009), o ouvir contar histórias treina a criança para a sua relação com o mundo e faz desenvolver o hábito da leitura; hábito que permite a construção de conhecimentos de forma autónoma.

Assim, no dia 18 de março fomos à sala de aulas dos alunos do 1º A da Escola da Praceta para lhes contar a história dos Três Ursos. 

Todos os alunos da turma conheciam a história, mas mesmo assim mantiveram-se presos às mãos da professora de Língua Gestual que lhes contava a história em LGP, bem como à voz que se situava por detrás deles para lhes traduzir o significado dos gestos. 

Os alunos responderam também com entusiasmo às perguntas que a professora de Língua Gestual lhes colocou e quando a história chegou ao fim todos os alunos bateram palmas em Língua Gestual.




Para finalizar a atividade, os alunos do 1º A resolveram os exercícios da ficha que lhes foi apresentada.




Quando, por fim, a atividade terminou, os alunos do 1º A quiseram aprender alguns gestos da história com os seus colegas surdos da turma EBAS de 1º ciclo.



Alunos surdos do 1º Ciclo
Alunos ouvintes da turma A do 1º ano

Professora de Língua Gestual Portuguesa:
 Sandra Santos

Professora Titular da Turma de Alunos Surdos do 1º Ciclo: Maria Leonor Parra

Professora Titular do 1ºA da Escola da Praceta: 
Maria da Conceição Melo


http://www.remax.pt/portalegre  

Sem comentários: