quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os alunos e as professoras da turma do 1º Ciclo de Ensino Bilingue para Alunos Surdos (EBAS) foram visitar os colegas das turmas do 2º A e do 2º B da Escola da Corredoura.

Perto da Escola da Corredoura, nós vimos uma “parede igual” às “paredes do Egipto”, disse o Nuno.




Os alunos da EB1 da Corredoura estavam preparados para a nossa visita e tinham muitas perguntas para fazer:

Os nossos colegas surdos leem e escrevem assim como nós? Interroga uma menina, apontando para o quadro. 

Outras crianças perguntam: 

Por que é que todos eles têm esses aparelhos nos ouvidos? 
A professora Sandra também usa aparelho? 
Ela também é surda?! 
Como se diz Bom dia? 

A professora de Língua Gestual foi respondendo a estas e a outras perguntas e a professora Titular da turma de EBAS foi traduzindo as perguntas dos alunos e as respostas da professora Sandra.

Foi grande o interesse e o entusiasmo, quer da parte dos alunos ouvintes que queriam aprender gestos da Língua Gestual, quer da parte dos alunos surdos que queriam ensinar os gestos da sua língua. As fotografias tiradas ao longo da visita ilustram o interesse e entusiasmo dos alunos.
A professora Fernanda da turma do 2ºA e os seus alunos.
A professora de Língua Gestual: Sandra Santos e os seus alunos surdos do 1º Ciclo.

A Ana e a Teresa disseram: Nós ensinámos Língua Gestual aos nossos colegas ouvintes



Os alunos ouvintes iam ter a disciplina de Matemática a seguir ao almoço e pediram para aprender os números em Língua Gestual Portuguesa.

O Miguel disse: O professor Francisco também quer aprender Língua Gestual!


A Teresa e a Ana disseram: Nós ensinámos gestos da LGP aos meninos; os meninos sentiram que era um pouco difícil fazer o a e o 8.

O Nuno disse: Eu gostei de pegar nas mãos deles para os ajudar.
Esta menina do 2º A quer saber bem a lição: ela faz o nº 8 com a mão esquerda (o que não é nada fácil) e o nº 9 com a mão direita!


A Teresa ensina a sua colega, que por coincidência também é sua prima, a fazer o nº 10.

Pedimos desculpa por não aparecerem fotos com os números todos em Língua Gestual Portuguesa, mas a professora que estava a fazer a reportagem fotográfica estava tão entusiasmada com o interesse que os alunos ouvintes apresentavam que se esqueceu de tirar as fotografias!

Nós levámos presentes para os nossos colegas e para os seus professores.

 O alfabeto Gestual e o poema “Dia Nacional da LGP”; poema escrito pela professora Sandra.


Todos disseram que tinha sido muito importante mostrar e ensinar a Língua Gestual aos meninos ouvintes.

Foi uma sessão muito ativa e participada, tal como deve ser a escola atual: viva e Inclusiva

Este tipo de atividades fez-se no Agrupamento de Escolas do Bonfim; 

Neste Agrupamento falam-se duas línguas vivas: o Português e a Língua Gestual Portuguesa, que embora diferentes são duas línguas oficiais de Portugal. A Língua Gestual Portuguesa contribui para tornar mais forte a identidade linguística dos alunos surdos, promove a comunicação entre surdos e ouvintes e também o desenvolvimento de laços de amizade.

É na grande diversidade que reside toda a riqueza e evolução deste nosso Mundo.

Também houve meninas ouvintes que quiseram escrever as suas impressões sobre esta nossa visita à sua escola. Iniciativa de que muito gostámos. Eis aqui as suas impressões…


A Visita Especial


      Hoje recebemos uma visita especial, uns meninos da escola da Praceta. 
      O mais importante é que estes meninos eram surdos. 
      Quando chegaram, todos se apresentaram, disseram os seus nomes, a turma e o ano em língua gestual. 
      Eles chamavam-se, Nuno, Miguel, Teresa e a Ana e eram do 2º e 3º anos.
      No fim da visita cantaram-nos uma canção com gestos. 
      Adorei a visita e de ter aprendido um bocadinho de língua gestual!

Laura Salgueiro 
2ºano A

Uma visita diferente…

Hoje recebemos uma visita muito especial na nossa escola, foi a visita de quatro meninos. Eles, chamavam-se Nuno, Miguel, Teresa e a Ana e vinham acompanhados pelas professoras Leonor e Sandra.
Os meninos e a professora Sandra tinham algo diferente de nós, eles não conseguiam ouvir, como eles não conseguem ouvir bem, eles falam em Língua Gestual Portuguesa.
 Com estes meninos passamos uma manhã muito especial e até aprendemos alguns gestos.
Eu gostei muito deste dia, com eles aprendi a fazer o nome da menina Ana em linguagem gestual.
Nunca mais irei esquecer este dia tão especial!

                                                                                                                                         Lorena Pereira
2ºA 

A Língua Gestual

Hoje de manhã, recebemos uma visita muito especial, dois rapazes e duas raparigas que eram surdos. Uma professora surda e a outra não.
Eles ensinaram-nos língua gestual, que é a forma dos surdos falarem.
Aprendemos a fazer adeus, bater as palmas, o alfabeto e a contar os números até 10.

                                                                                                                           Maria Leonor Nogueira
                                                                                                                                                   
***********************************************************
Alunos Surdos do 1º Ciclo

Alunos Ouvintes do 2º A e do 2º B da EB1 da Corredoura

Professora de Língua Gestual Portuguesa: Sandra Santos

Professora Titular da Turma de alunos surdos do 1º Ciclo: Leonor Parra

Professora Titular da turma do 2º A da EB1 da Corredoura: Fernanda Mourato

Professor Titular da turma do 2º B da EB1 da Corredoura: Francisco Mourato


http://www.remax.pt/portalegre  

Sem comentários: