sexta-feira, 22 de março de 2019




No dia 20 de fevereiro partimos de Portalegre às 7:00h da manhã de autocarro junto com as turmas 11ºA e B, com os professores de Português e de Filosofia e acompanhados com a intérprete Adriana.
         Fizemos uma paragem em Penela, para tomarmos o pequeno-almoço e irmos à casa de banho. No fim de fazermos essa paragem fomos logo diretamente para Coimbra. Assim que chegamos, fomos à Faculdade de Letras, enquanto o professor de Filosofia foi comprar os bilhetes para podermos entrar na Faculdade de Direito. ÀS 10:45h da manhã, entrámos todos pela porta férrea, aí ficámos a saber que a porta Férrea era feita de ferro, porque a Universidade era uma espécie de fortaleza na qual, os estudantes se refugiavam.
 Tínhamos uma guia à nossa espera que deu um aparelho e uns fones aos nossos colegas e professores ouvirem as suas explicações, enquanto a intérprete fazia a tradução.
Primeiro entrámos na sala dos exames dos doutores, passamos por salas onde estavam colocados os quadros dos reitores, de seguida fomos à prisão académica onde ficámos a saber que quem estudava lá, aqueles que se portavam mal tinham que passar pelo menos uma noite na prisão depende da gravidade. Subimos umas escadas para ver a Biblioteca Joanina a qual foi mandada construir do João V em estilo barroco. Ficámos espantados ao passar pelo corredor e olhar para os livros antigos; também ficámos a saber que aí mora uma colónia de morcegos para durante a noite protegerem os livros.
 Por último, fomos ver a capela real de São Miguel, onde ficámos a saber que os professores, funcionários e os alunos atuais e exs. podiam lá casar.
À saída da Faculdade de Direito pela porta Férrea, descemos pelas escadas do quebra-costas de Coimbra até à baixa onde existem uma variedade de lojas. Às 13:00h, era hora do encontro no Largo da Portagem.
Almoçamos num jardim junto ao rio com os nossos colegas e os nossos professores foram almoçar a um restaurante. Entretanto, como faltava algum tempo, fomos tirar fotos. De tarde, fomos todos diretamente para a Igreja de Santa Cruz, onde entramos para ver a estátua do nosso 1º rei de Portugal.
Quase no final da visita, antes de irmos para o centro comercial (Forum), atravessamos a Ponte Santa Clara. Aí comemos um gelado na companhia da intérprete Maria Seixas, que neste momento trabalha em Coimbra.
Chegámos a Portalegre por volta das 20:15h.
Gostamos imenso desta visita de estudo porque ficámos a ter mais conhecimento sobre a história da Universidade e da cidade de Coimbra e o que mais nos marcou foi a Biblioteca Joanina porque além de ser muito bonita tem muitos livros antigos.






Professores Responsáveis:

Carlos Geraldes
Eduardo Dinis

Intérprete de LGP:

Adriana Campos


Sem comentários: