quarta-feira, 27 de março de 2019



O livro “ Cão como nós”, de Manuel Alegre, 
foi lido na aula de Português, no projeto de leitura.





O livro fala-nos da relação que Manuel Alegre tinha com o seu cão chamava-se Kurika e era um spaniel épagneul-bretone. 
Era um cão muito especial porque parecia que não queria ser cão mas uma pessoa. O cão copiava ao dono os gestos, era desobediente, só fazia disparates, amuava como as crianças. Mas era o seu melhor amigo. Este cão era um membro da família.






 É um livro fácil de ler porque é pequeno e com muitos capítulos breves. O vocabulário é fácil. E a história é interessante. Chegamos ao fim deste livro a gostar muito deste cão. Quem tem cães é fácil de perceber o amor que temos por eles e eles por nós. Eu aconselho a leitura deste livro.




     
  • Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu em Águeda a 12 de Maio de 1936 é um poeta e político português.
  • Foi opositor do regime salazarista e esteve exilado na Argélia durante o período do Estado Novo. É membro destacado do Partido Socialista português, partido do qual foi fundador e Vice-Presidente e pelo qual é deputado na Assembleia da República.
  •  Estudou Direito na Universidade de Coimbra. Cumpriu o serviço militar na Guerra Colonial em Angola. Nessa altura, foi preso pela polícia política (PIDE) por se revoltar contra a guerra. Paralelamente à carreira política, produziu larga obra literária que lhe conferiu notoriedade dentro do país, destacando-se sobretudo a sua obra poética. Nunca chegou a concluir a licenciatura em Direito.
  •  Recebeu numerosos prémios literários entre eles o Prémio Pessoa em 1999. Em 2005 é académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
  • Também recebeu o primeiro prémio do Festival RTP da Canção, com seu poema “Uma flor de verde pinho”, musicada por José Niza e cantada por Carlos do Carmo, vencendo canções de Ary dos Santos.
  • Foi Secretário de Estado da Comunicação Social e Porta Voz do 1.º Governo Constitucional. Concorreu em 2004 às eleições internas para Secretário-Geral do PS, tendo perdido para José Sócrates.

Aluna: Márcia
Professora: Graça Galrão
Intérprete Cláudia Pedreira


Sem comentários: