quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

 

O Dia Internacional da pessoa com deficiência comemora-se no dia 3 de dezembro!

Este ano recebemos um convite da Equipa de Educação Especial da Escola Secundária de S. Lourenço para irmos até lá falar sobre a Língua Gestual Portuguesa e a Surdez.
Esta atividade aconteceu no dia 5 de dezembro, de manhã, na biblioteca escolar da escola. 


     Quando chegámos, vimos muitos rostos curiosos, muitas expressões de dúvida e bastantes sorrisos tímidos. 
    As intérpretes de língua gestual, Cláudia e Dina falaram da sua experiência de vida, enquanto intérpretes e enquanto familiares de pessoas surdas. Com o testemunho delas, a curiosidade foi sendo alimentada, algumas dúvidas foram desaparecendo e alguns sorrisos foram ficando menos tímidos.
      Foram aos poucos, plantando uma semente - a semente da sensibilidade. 
Foram regando com igualdade e mostraram que qualquer relação pode florir como uma bela flor, igual às demais. 

     Apesar da primeira ter o marido surdo e a segunda os pais surdos, as suas vidas são cheias de afeto e orgulho. E vão mostrando, a cada dia, que a pessoa surda é igual a qualquer outra, porque num jardim, todas as flores são igualmente belas, pelas suas cores diferentes, pelos seus cheiros e pelas suas formas e isso é o que as torna tão especiais. 




Seguidamente, o professor de Língua gestual, André Maia, mostrou-lhes o seu próprio testemunho enquanto pessoa surda. Alunos e professores presentes, conheceram o seu percurso escolar, as suas barreiras enquanto adolescente, as suas lutas. E apesar de algumas entraves da sociedade, conseguiu um percurso de sucesso. Fê-los pensar e refletir sobre a pessoa surda, sobre a forma como as pessoas ouvintes podem comunicar com a pessoa surda e quebrar a barreira da insensibilidade. 

Neste momento, os sorrisos já eram bem notórios, todos estavam a absorver ao máximo as suas palavras e consideramos que, todos os jovens sairam dali mais ricos, com mais conhecimentos e preparados para divulgar e sensibilizar qualquer pessoa sobre esta língua tão bonita.



Depois deste momento, e com os alunos surdos que acompanharam a equipa bilingue, cheios de orgulho daquele momento, em que se tornaram visíveis, especiais por conhecerem esta língua tão rica, o professor André convidou o Miguel, para ensinar alguns gestos.

O Miguel incorporou muito bem o papel de professor, neste momento os sorrisos já não eram disfarçados, estávamos todos verdadeiramente felizes por termos transmitido o que melhor fazemos, e os alunos que nos assistiram, felizes por nos terem recebido e preparados para fazer parte do nosso belo jardim. 

No fim desta apresentação, a equipa de ensino especial da S.Lourenço presenteou-nos com um bolo e com umas lembranças preparadas por eles.
Viemos de coração cheio, gostamos de falar aos outros da língua gestual, foi mais uma experiência que nos enriqueceu.


Sem comentários: