quarta-feira, 1 de novembro de 2017




No passado dia 19 de outubro, a Irene Gomes do 10ºC e o João Cordeiro e a Diana Rus do 12ºB fizeram uma apresentação sobre o serviço de video-conferência para surdos, SERVIIN, no auditório da Escola Secundária Mouzinho da Silveira. Estiveram presentes alguns professores, a turma do 10ºG, o diretor do agrupamento e todos os alunos surdos do agrupamento acompanhados pelas respetivas interpretes.
O trabalho realizado nas aulas de Português e Atividades Sociais de Defesa de Direitos da professora Carla Louro contou com a colaboração do professor de LGP, André Maia e das intérpretes Dina Coelho e Cláudia Pedreira.
Os alunos apresentaram um powerpoint onde explicaram que o SERVIIN pretende tem como objetivo quebrar as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e comunidade ouvinte. Esclareceram igualmente como funciona mostrando inclusive um vídeo da Serviin e exemplificando com uma chamada para o serviço onde uma intérprete atendeu. Informaram sobre os custos associados, sobre o numero de contato para fazer vídeo-chamada e aproveitaram ainda para nomear alguns parceiros da SERVIIN que já aderiram a este serviço. Quase no final, ensinaram à plateia o gesto associado ao SERVIIN explicando o que são os nomes gestuais existentes na comunidade surdo e para que servem. No final da apresentação, mostraram um vídeo de uma saída de estudo que fizeram à MEO, parceira da SERVII, para verem como funciona o serviço ao vivo.
No fim, ofereceram ainda um folheto a todos os participantes sobre ao SERVIIN.

Os três alunos fizeram toda a apresentação sozinhos, de forma autónoma contando unicamente com o apoio das interpretes para a tradução para voz de tudo o que diziam! Estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado.

Sem comentários: