quarta-feira, 8 de abril de 2015



Segundo a enciclopédia livre, a ideia de celebrar o Dia do Pai surgiu pela primeira vez na antiga Babilónia, há mais de 4 000 anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão do Dia do Pai. Elmesu registou nele o seu desejo de sorte, saúde e longa vida para o seu pai.

Segundo o Portal da família, que informa que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart, filha de um veterano da guerra civil americana, que ao ouvir, na sua igreja, um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. 

Ela queria prestar homenagem ao seu próprio pai, que viu a sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz o sexto filho; filho que criou sozinho, assim como os seus outros cinco filhos, entre os quais Sonora se encontrava. 

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, para pedir a comemoração pública do Dia do Pai. 

O primeiro dia do pai foi comemorado nos Estados Unidos no dia 19 de junho de 1910, por este ser o dia do aniversário do pai de Sonora.

O símbolo escolhido para assinalar este acontecimento foi a rosa; rosa vermelha para os pais vivos e rosa branca para os pais falecidos.

No entanto a comemoração do Dia dos Pais só foi apoiada em 1924 pelo presidente Calvin Coolidge. 

E, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como dia da comemoração do Dia dos Pais.


Em Portugal, Espanha e Itália o Dia do Pai é comemorado no dia 19 de março, dia de São José.


Para celebrar o Dia do Pai, os alunos de 1º Ciclo da Educação Bilingue para Alunos Surdos realizaram pequenos trabalhos de Expressão Plástica e de escrita para oferecer aos respetivos pais.

Estes trabalhos foram desenvolvidos na aula de Língua Gestual Portuguesa e na aula de Língua Portuguesa.

Todo o trabalho foi realizado com entusiasmo e emoção. 


  



Alunos:
Nuno Rainho – 2º ano
Ana Margarida Guterres – 3º ano
Teresa Marques -3º ano
Miguel Lopes – 3º ano

Professora Titular de Turma:
Maria Leonor Parra

Professora de Língua Gestual Portuguesa:
Sandra Santos

http://www.remax.pt/portalegre   

Sem comentários: