quinta-feira, 11 de dezembro de 2014



Os psicopedagogos dizem-nos que o ler e o assistir ao conto de histórias estimula a imaginação, desperta a curiosidade e o prazer da leitura e ajudar no desenvolvimento da linguagem.

Assim …

No dia 14 de novembro os nossos meninos do 1ºciclo e o Rodrigo e a Irene do 7ºF foram de autocarro à Biblioteca Municipal de Portalegre com as professoras Leonor Parra, Sandra Santos e a intérprete Cláudia Pedreira.

Iam muito entusiasmados porque uma história esperava por eles!


Vejam como vamos felizes!
Eu gosto de andar de autocarro, porque ele “balança” muito, por causa das pedras do chão. (Nuno)

Enquanto estávamos à espera do senhor que conta as histórias, brincámos, na sala das crianças, com a tartaruga, o caranguejo e o sapo que eram muito grandes e estavam estendidos no chão. (disseram todos). 

A Irene lia revistas. (Nuno). Nós também lemos livros e revistas. (Miguel)


A história
"Nós fomos assistir ao conto da história da Carochinha e do João Ratão. Nós não conhecíamos aquela história." (Ana)

"A Carochinha é um sino e tem uma vassoura pequenina e o gato tinha muitos sininhos. "(Miguel)

"A Carochinha andava a varrer a casa e encontrou uma moeda." (Nuno)

"Com a moeda, ela foi comprar um laço para pôr no pescoço." (Teresa)

"Depois pôs-se à Janela a perguntar quem queria casar com a Carochinha, apareceu uma vaca. "(Nuno)

A Carochinha perguntou à vaca como fazia à noite, o que é que ela fazia à noite. A vaca respondeu que à noite fazia Muuu! A Carochinha não casou com a vaca, porque ela fazia muito barulho, à noite. Depois apareceu o cão, o galo e o gato, mas todos faziam muito barulho, à noite. 

A seguir apareceu um rato e a Carochinha perguntou-lhe o que fazia ele à noite e o rato respondeu que não fazia nada, à noite ficava calado. A Carochinha disse logo que queria casar com o rato, porque ele não fazia barulho, à noite.
A Carochinha casou com o João Ratão e foram felizes para sempre. (todos)

A Carochinha gostava do rato. (Nuno)

Depois da história…

Quando a história acabou, nós viemos para outra sala e …

"O Senhor que contou a história deu a cada um de nós um quadrado de cartolina preta e pediu para desenharmos um coração." (Nuno). "Depois pediu para recortarmos o coração." (Teresa)


Depois o senhor pediu para nós dobrarmos os nossos “corações” ao meio e o senhor colou um “rabo” de rato nos corações. Os corações são ratos!


"A seguir, desenhámos e cortámos outro coração mais pequeno." (Ana)

Em seguida, desenhámos os olhos do rato, dobrámos o coração mais pequeno ao meio e colámo-lo na cabeça do rato. O coração mais pequeno era as orelhas do rato.
A desenhar os olhos do rato
"O senhor colou o nariz e os bigodes do rato. Os narizes dos nossos ratos são bolinhas de plasticina. Em seguida, o senhor que contou a história pediu para fazermos desenhos no corpo dos nossos ratos para eles ficarem ainda mais bonitos. E assim os nossos ratos ficaram prontos." (todos)

Vejam como ficaram bonitos os nossos ratinhos.


Gostámos muito de tudo, gostámos de andar de autocarro, gostámos da história e gostámos dos ratos que fizemos. Ficámos felizes (disseram todos).

A atividade de contar histórias estimula, só por si, a imaginação, mas a atividade que foi desenvolvida na Biblioteca Municipal estimulou-a duplamente, uma vez que o contador não utilizou as imagens tradicionais das personagens da história, mas sim outras muito diferentes, tal como se pode observar através das fotos retiradas ao longo da sessão. 

Este facto fez com que os alunos estimulassem ainda mais a sua imaginação e a sua curiosidade. Foi muito interessante. (Leonor)



Alunos:
 Ana Guterres
 Teresa Marques
 Nuno Rainho
 Miguel Lopes

Professora titular: 
Leonor Parra


Professora de LGP: 
Sandra Santos


http://www.remax.pt/portalegre  

Sem comentários: