sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


A Convenção Internacional dos Direitos das Crianças diz que “uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos.”

Mundos de Vida é uma instituição que tem como missão afirmar os direitos das crianças e responder às suas necessidades, bem como às necessidades das pessoas seniores e das suas famílias. 

Esta Instituição criou a Missão Pijama para através dela sensibilizar cada um de nós para a necessidade de tornar real o direito fundamental das crianças de ter uma família e de se desenvolverem num ambiente de amor, de respeito e de compreensão. 

A celebração do Dia Nacional do Pijama, o qual se celebra no dia 20 de novembro, dá visibilidade a esta causa. Neste dia “AS CRIANÇAS AJUDAM OUTRAS CRIANÇAS”.

Foi seguindo esta justa Missão que a Escola Básica de 1º Ciclo da Praceta celebrou o Dia Nacional do Pijama. 

E claro que os alunos da turma de 1ºCiclo de Ensino Bilingue para Alunos Surdos participaram, conjuntamente com todos os seus colegas de 1º Ciclo da EB1 da Praceta, na festa do Dia Nacional do Pijama.


Preparação do Dia Nacional do Pijama

A Missão Pijama enviou para cada turma um livro de histórias e folhetos informativos para as famílias e professores.

Assim…

Pedimos dinheiro aos nossos pais e aos nossos familiares e guardámos esse dinheiro nas nossas casinhas – mealheiro.

E a nossa Professora de Língua Gestual leu para nós a história do Menino Que Não Sabia Brincar”



No Dia Nacional do Pijama
Os nossos sentimentos

Na 5ª feira, dia 20 de novembro viemos para a escola de pijama. Todos os meninos do 1º Ciclo vieram vestidos de pijama. (disseram todos)

Quando vi os outros meninos vestidos de pijama, achei muito engraçado. (Nuno)

Quando chegámos à escola vestidas de pijama, sentimos vergonha. (Teresa e Ana)

Nós não sentimos vergonha nenhuma, nada, nada. (Nuno e Miguel)

Na hora do intervalo todos os meninos vieram para o pátio para cantar o Hino da Missão Pijama. Todos os meninos estavam muito contentes. A letra e a música do Hino da Missão Pijama foram escritas pelo cantor dos óculos escuros, o Pedro Abrunhosa. (todos)




A seguir ao intervalo, o professor Matias veio às salas de aula buscar o dinheiro que nós tínhamos guardado nas nossas casinhas-mealheiro.

Cada um de nós pôs o seu dinheiro dentro de um saco e o professor Matias levou o dinheiro para o entregar aos meninos pobres que não têm família. (todos)

Ficámos muito contentes, porque demos o nosso dinheiro a esses meninos! – disseram todos com os olhos a brilhar e a boca rasgada num sorriso quentinho vindo do coração.


Alunos:
Nuno Rainho
Teresa Marques
Ana Guterres
Miguel Lopes

Professora Titular:
Leonor Parra


Professora de LGP:
Sandra Santos


http://www.remax.pt/portalegre  

Sem comentários: