terça-feira, 25 de novembro de 2014



No dia 15 de novembro de 1997, a Assembleia da República Portuguesa aprovou a Língua Gestual Portuguesa como Língua oficial da comunidade surda portuguesa. 

A Língua Gestual Portuguesa é assim uma das línguas oficiais de Portugal a par da Língua Portuguesa e do Mirandês. A Língua Gestual Portuguesa está consagrada na Constituição da República Portuguesa no artigo 74, alínea H, ponto 2.

Celebrámos o Dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na segunda-feira, dia 17 de novembro, uma vez que o dia 15 de novembro foi no sábado e no sábado não há aulas, porque estamos todos a descansar do muito trabalho que temos sempre durante toda a semana.

A professora Sandra Santos fez um poema para ser dito em LGP e ensinou-nos esse poema. Nós fomos dizer esse poema às turmas. 

Nas turmas entregámos um marcador de livros com o nome de cada um dos alunos da turma escrito com o alfabeto gestual e entregámos às respetivas professoras das turmas o poema da professora Sandra. Foi uma prendinha que fizemos com muita alegria para dar aos nossos colegas e às suas professoras.

Fomos entregar as nossas prendinhas e recitar o nosso poema…

   

Também entregámos e recitámos o poema para…



Voltámos depois para a nossa sala de aula cansados das emoções vividas, mas felizes.

E já agora publicamos um video com o nosso poema!


E para terminar deixamos um pensamento da nossa Emmanuelle Laborit, uma escritora e atriz surda francesa, que diz no seu livro "O Grito da Gaivota": 

"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngues. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."


O grito da gaivota
Emmanuelle Laborit



Alunos:
Nuno Rainho
Teresa Marques
Miguel Lopes
Ana Guterres

Professora Titular:
Leonor Parra

Professora de LGP:
Sandra Santos


http://www.remax.pt/portalegre  

1 comentário:

Anónimo disse...

Estão maravilhosos os pequeninos. :D Beijinhos para todos com saudades da Diana :)